Ética y RSE como herramientas fundamentales para la Reputación Corporativa
Um
empreendimento social é aquele que trabalha diretamente com causas sociais e/ou
ambientais, como ONGs, associações filantrópicas, fundação empresarial, entre
outras que têm em sua missão, visão e valores o trabalho direto para resolver
problemas do mundo. Estas não visam o lucro, mas sim o benefício ao seu público
alvo final, sejam eles crianças, adolescentes, árvores, comunidades, tipos de
animais etc. São geralmente geridas por meio de convênios governamentais,
doações de pessoas físicas, incentivos fiscais, patrocínio e doação de
empresas.
E é nestes
dois últimos quesitos que quero focar. Uma empresa pode fazer doações e apoiar
este tipo de organização da sociedade civil agregando valor à sua imagem institucional,
ao seu produto, se beneficiando de leis de incentivo e ainda deixando o
funcionário mais motivado e engajado, uma vez que faz parte de empresa que
trabalha com causa social e sustentável.
Marcus Nakagawa Director Adminstrativo de ABRAPS |
Esta
ferramenta é chamada de marketing relacionado à causa, que de acordo com o IDIS
(Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) é colocado como “uma
parceria comercial entre empresas e organizações da sociedade civil que utiliza
o poder das suas marcas em benefício mútuo”. O Instituto relata que esta
ferramenta alinha as estratégias de marketing da empresa com as necessidades da
sociedade, trazendo benefícios para a causa e para os negócios. E pode ser
feito de duas maneiras, a empresa fazendo e desenvolvendo o seu próprio projeto
de investimento social ou então uma parceria com uma organização da sociedade
civil em um projeto, que, seja ele em parceria ou próprio, precisa estar
alinhado com a missão, visão e valores da empresa.
Temos
alguns exemplos de sucessos como as sandálias Havaianas que fizeram parceria
com o IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas) e, desde julho de 2004, lança
coleções de sandálias estampadas com animais em extinção, as Havaianas-IPÊ. Os
modelos desta coleção são comercializados em vários países e isto visa também
levantar fundos para ações de conservação da fauna brasileira por meio do
Instituto, já que 7% das vendas líquidas desta coleção são destinadas ao fundo.
Até dezembro de 2013, já foram comercializados mais de 10 milhões de sandálias
e destinados mais de cinco milhões de reais para o fundo institucional do IPÊ.
As próprias
ONGs nos seus sites colocam a possibilidade destes tipos de parceria e o
formato que pode funcionar. Elas consideram neste tipo de parceria uma
oportunidade de colaborar com a causa e principalmente ajudar a arrecadar
recursos para a operação das suas atividades. A Fundação Dorina Nowill para
Cegos, como exemplo, coloca alguns casos em seu site, mostrando que qualquer
empresa que queira ser sua parceira pode utilizar esta ferramenta para agregar
valor social e sustentável a sua marca.
O ganha
ganha é certo se a empresa entender a importância desta ação. Com isso poderá
investir pesadamente em comunicação, assessoria de imprensa, mídias sociais e
afins, colocando a marca em evidência com estes valores.
Outro
exemplo é a empresa Ypê, de produtos de limpeza como detergentes, sabão em pó,
entre outros, que recebeu mais uma vez o prêmio Top of Mind 2013, do jornal
Folha de São Paulo, na categoria Meio Ambiente. Este prêmio mostra as empresas
mais lembradas do país espontaneamente pelos consumidores em diversas áreas de
atuação. Muito desta lembrança, além das atividades ambientais corretas da
empresa, vem também graças a parceria que a empresa tem com a Fundação SOS Mata
Atlântica para plantios de árvore. A Ypê acabou divulgando bastante na mídia
este projeto e agora colhe os seus frutos.
As PMEs têm
que se inspirar nestes casos e começar a buscar parcerias com ONGs próximas ou
que tenha a mesma missão e valores. Este tipo de ação não é só para grandes
empresas, existe a possibilidade de se fazer um bom projeto com um baixo
investimento. Basta o empreendedor dar foco nesta ação, buscar um bom projeto e
parceiro (ONG) e perseguir este diferencial de mercado como se fosse qualquer
outra ferramenta de comunicação.
Enfim, é uma ferramenta de marketing que agrega
valor à marca e ainda ajuda o desenvolvimento sustentável do planeta e do ser
humano. Acho que vale a pena, não?
Marcus Nakagawa
Director Administrativo
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